A beleza do equilíbrio facial

Porque as pessoas sentem-se mais atraídas por rostos simétricos e proporcionais?

Em retratos de artistas de Leonardo da Vinci, Vincent Van Gough de William Hogarth, simetria facial e as proporções do rosto, desempenham um papel fundamental na beleza natural. De acordo com recentes pesquisas científicas, simetria representa o conceito de proporcionalidade. Neste contexto, a proporcionalidade significa falta de características distintas ou dramáticas. Ou seja, pessoas “mais proporcionais”, tornam-se mais atraentes.

As pessoas são atraídas para rostos considerados bonitos e bonito, com um bom perfil genético baseado em princípios científicos. Pesquisadores identificaram uma correlação direta entre faces “atraentes” e a diversidade na composição genética daqueles do indivíduos. Combinaram as fotos de várias pessoas e encontraram uma imagem composta, sem características determinantes e irregularidades reduzidas as mais atraentes.

Parece que a maioria das pessoas, não importa sua origem étnica, são atraídas por rostos mais proporcionais. A razão para esta atração é que um rosto simétrico está associado a um parceiro em potencial, que tem melhor capacidade de combater doenças e que “repassaria essa vantagem para futuros descendentes.” Pessoas com características mais fortes e assimetria, mesmo aqueles no auge de seus anos reprodutivos, são menos atraentes pois transmitem a sensação de terem genes e a saúde fracos. A ciência tem nos mostrado que rostos atraentes ativam centros no cérebro que motivam o comportamento sexual e o desenvolvimento de amizades e provocam atribuições de personalidade positivas. Características da atração podem ser comuns a homens e mulheres, tais como simetria.

Deixe uma resposta